Brasília, 15/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o dia 18 de maio a intervenção na Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A agência reguladora decidiu aumentar o prazo da intervenção, que terminaria hoje, por causa da liminar concedida pela 5ª Vara da Justiça Federal contra a Aneel, União e outros.
A liminar foi motivada por ação do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e impediu, ontem, a realização da Assembléia Geral Extraordinária da distribuidora. Na assembléia, a transferência do controle acionário da concessionária seria formalizada. Hoje, a Cemar é controlada pela empresa norte-americana Pensylvania Power & Light Global (PPL) e será transferida para a SVM Participações e Empreendimentos Ltda. Com a decisão da Justiça, o processo de transferência foi suspenso. A Aneel informou que vai recorrer da liminar.
Desde agosto de 2002, a Cemar está sob intervenção da Aneel. A agência reguladora interveio para evitar problemas no fornecimento de energia elétrica aos maranhenses.