Relação Brasil e França vive momento de excelência para expansão do comércio, diz embaixador

05/04/2004 - 14h55

Rio, 5/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O embaixador do Brasil na França, Sérgio Amaral, afirma que a relação entre os dois países vive um momento de excelência pela convergência na área política, no compromisso muito firme de ambos com o multilateralismo, com a multipolaridade e com as visões muito parecidas em duas crises recentes, como a do Iraque e a do Haiti. Na área econômica, segundo ele, a relação se caracteriza pelas grandes oportunidades que existem para investimentos, aumento de comércio e, sobretudo, para parcerias nas áreas empresariais.

Para Sérgio Amaral, é muito importante que o país se prepare para apoiar os empresários brasileiros na França. Ele diz que o Brasil tem duas Câmaras de Comércio importantes, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, mas não tem qualquer entidade de caráter empresarial que possa apoiar os empresários brasileiros na França e ajudar a divulgar o Brasil. Em 2005, será o ano cultural do Brasil na França.

Ele informa que a embaixada estimulou um grupo de empresas brasileiras na França a criar uma Associação Brasil/França, que será um embrião de uma Câmara de Comércio. "Ela é preciso porque quem constrói essa relação são os agentes econômicos e empresários que sabem identificar as oportunidades e seus parceiros", lembra o embaixador.

O embaixador Sérgio Amaral fez palestra sobre o tema "As Relações Econômicas Brasil - França: Desafios e Oportunidades", na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).