Informatização do Porto do Rio vai economizar R$ 150 mil por ano só em formulários

05/04/2004 - 11h13

Rio, 5/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia Docas do Rio de Janeiro está informatizando os serviços em todo o Complexo, que inclui, além do Rio, os portos de Sepetiba, Niterói e Angra dos Reis. A partir de agora as solicitações de atracação nos portos serão feitas via internet.

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Soares, a mudança representa uma economia de tempo e dinheiro. O tempo de espera para que uma mercadoria entre no porto e seja liberada vai passar de pelo menos uma semana para uma simples operação "on-line", o que representa uma economia de R$ 150 mil por ano, só em formulários.

Esta é a primeira etapa de um programa que deve ser concluído até o fim de maio, quando serão informatizados os manifestos de carga - documentos onde o armador descrimina toda a mercadoria - e os boletins de carga e descarga, preenchidos pelos funcionários informando todo o procedimento de movimentação dos contêineres. Na implantação dessa etapa do novo sistema, desenvolvido pelo Universidade de São Paulo (USP), a Companhia gastou R$ 250 mil.
No ano passado o complexo Docas movimentou 25 milhões de toneladas de mercadorias e R$ 300 milhões, só em conteinêres.

Os portos de Vitória (ES) e de Santos (SP) já estão informatizados.