Lula reúne ministros e parlamentares na Granja do Torto para assistir DVD de Zeca Pagodinho

20/01/2004 - 21h37

Brasília, 20/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne quase todos os seus ministros e principais assessores na noite de hoje para assistir ao novo DVD do cantor Zeca Pagodinho, que está presente, na Granja do Torto.

Mesmo tendo a música como protagonista do encontro, a reunião informal de Lula com os ministros pode ser a última antes do anúncio das mudanças na Esplanada dos Ministérios. Segundo o líder do Governo no Congresso, Aloízio Mercadante (PT/SP), Lula deve mesmo anunciar a reforma até quinta-feira, antes de embarcar para a Índia, no final dessa semana. Na avaliação do líder, porém, o pagode com Zeca Pagodinho não tem tom de despedida. "Cada um tem um papel na construção de um projeto de mudança do Brasil. O fato de você sair da função pública não significa perder o compromisso com o projeto e que não haja outros espaços para a gente atuar e participar. É assim na vida pública. Você é nomeado e depois você é afastado e outros virão para dar continuidade", argumentou o líder ao chegar na Granja do Torto.

Segundo Mercadante, todos do governo têm a compreensão de que mudanças são necessárias para garantir o projeto previsto pelo presidente Lula. "Tem que saber que tem hora que a gente tem que trocar o time para ganhar o jogo", enfatizou.

Já o homenageado da noite, o cantor Zeca Pagodinho, manteve o bom humor até para comentar sobre a reforma ministerial. O cantor chegou a eleger uma de suas músicas como tema da reforma, "deixo a vida me levar", e recorreu a uma metáfora para opinar sobre as mudanças do primeiro escalão do governo. "Se é machucadinho, merthiolate resolve. Mas se é o caso de cirurgia geral, é melhor trocar (os ministros)".

Pagodinho, assim como os demais convidados, trouxe a sua própria bebida para o encontro. Munido de muitas cervejas, o cantor chegou à Granja do Torto acompanhado do pai, da mãe, da esposa e de três filhos para o encontro com o presidente Lula. Ele não escondeu sua admiração pelo presidente, assumiu ser eleitor de Lula e disse que ia aproveitar o encontro para pedir se o presidente autografasse um dos livros da série "Perfis do Rio", do qual é personagem.

Lula convidou todos os ministros para o encontro na Granja do Torto, além de parlamentares e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Todos também foram convidados a levar familiares para a reunião para assistir ao DVD. Zeca Padoginho gravou no final do ano passado o DVD que tem a duração de 155 minutos e traz, na versão acústica, 22 dos maiores sucessos do cantor.