Brasil enviará comunicado aos EUA contra suspensão de pagamentos ao setor do algodão

03/10/2013 - 19h45

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, informou hoje (3) que o Brasil enviará um comunicado aos Estados Unidos "demonstrando indignação" pelo fato de o país ter suspendido os pagamentos mensais ao Brasil como forma de indenização pelos subsídios ilegais concedidos ao algodão. De acordo com o ministro, o comunicado será enviado pelo Itamaraty.

O governo brasileiro decidiu também criar um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de retaliação aos Estados Unidos. O grupo deverá concluir a análise até 30 de novembro.

Andrade deu as declarações após reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Como resultado de um contencioso entre os dois países na Organização Mundial do Comércio (OMC), os EUA se comprometeram fazer o repasse anual de US$ 147 milhões para a conta do Instituto Brasileiro do Algodão, como forma de compensação ao Brasil.

Em agosto, o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, anunciou que o seu país suspenderia os pagamentos, em função dos cortes automáticos de gastos do governo. O último pagamento aos produtores brasileiros foi feito no dia 30 de setembro e foi apenas parcial.

Andrade também comentou o subsídio ao milho para produtores do Nordeste afetados pela seca. O benefício venceu e não foi renovado. Segundo o ministro, a portaria interministerial para reeditá-lo foi encaminhada ao Ministério da Fazenda no dia 12 de setembro e agora depende do aval da pasta.
 
Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil