Sobe para 26 número de mortos pela chuva em São Paulo desde dezembro

26/02/2013 - 11h58

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Com a morte de uma mulher de 27 anos ontem (25) em Cubatão, na Baixada Santista, sobe para 26 o número de vítimas em decorrência da chuva que atinge o estado desde o início de dezembro. Segundo a Defesa Civil, entre 1º de dezembro de 2011 e 31 de março de 2012, foram registradas 12 mortes em São Paulo.

De acordo com a prefeitura de Cubatão, ventos de aproximadamente 70 quilômetros por hora derrubaram a marquise de um supermercado, no bairro Casqueiro, que atingiu uma  mulher que passava na rua, e um jovem, que sofreu apenas escoriações.

O município encontra-se em estado de emergência desde o último sábado (23). Apesar de a chuva de ontem não ter sido forte, com 13,8 milímetros, conforme medição do posto do Alto da Serra, os maiores danos foram causados pelos ventos.

O total de desabrigados em razão do temporal que atingiu Cubatão na última sexta-feira (22) subiu de 330 para 473. Além das pessoas que perderam a moradia, mais de 1,5 mil estão recebendo assistência, como doações e atendimento psicológico, por terem sido afetadas de alguma forma pelo temporal.

A maioria dos desabrigados, 255 do total, está alojada no Centro Esportivo Castelão. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o número oscila porque as famílias procuram o acolhimento ou deixam o abrigo conforme a necessidade delas. Algumas procuram o atendimento por um período, mas, em seguida, vão para a casa de parentes. Outras não conseguem permanecer onde estão e procuram os alojamentos.

Equipes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas estiveram ontem em Cubatão para fazer vistoria e produzir um mapa da inundação no município. No bairro Costa Muniz, 240 moradias foram atingidas. No bairro Vila Noel, foram 105. Técnicos do Instituto Geológico, do governo estadual, também fizeram vistoria no bairro Vila São José e constataram que 1.306 moradias foram afetadas pela tempestade da última sexta-feira.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil