Bloco de Segunda comemora 25 anos de carnaval com sátiras atuais

11/02/2013 - 19h04

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- O Bloco de Segunda ganhou na tarde de hoje (11) as ruas do Humaitá, na zona sul do Rio, para comemorar suas bodas de prata com o carnaval. Com grande parte dos foliões fantasiados, o bloco saiu da Rua Marquês, às 15h, e seguiu para a Voluntários da Pátria, que é mais espaçosa. Com 25 anos de folia, o Bloco de Segunda apostou em temas atuais para reforçar a irreverência que marca seus desfiles desde quando eles aconteciam fora do Carnaval: "Nosso primeiro desfile não foi de carnaval, mas de 7 de Setembro!", conta a jornalista Lídia Pena, uma das organizadoras do bloco, que relembra: "A ideia na época era satirizar o Sarney, e o samba perguntava se não seria melhor trocá-lo pelo dom Pedro".

No samba deste ano, as brincadeiras não traziam o mesmo tom político. A canção 25 Carnavais em 50 Tons de Cores Tropicais fez uma mistura com fenômenos da cultura pop como o livro best-seller 50 Tons de Cinza, e músicas que ganharam as rádios no ano passado, como Esse Cara Sou Eu, de Roberto Carlos, e Camaro Amarelo, da dupla sertaneja Munhoz e Mariano. A letra, que conquistou os foliões, também contava com homenagens a Hebe Camargo e Oscar Niemeyer, que morreram no ano passado, e ao ceramista Jorge Selarón, encontrado morto em 10 de janeiro e famoso pelas escadarias coloridas da Lapa, no Rio de Janeiro.

Segundo Lídia, a escolha da segunda-feira foi uma questão de oportunidade. Blocos considerados irmãos do Bloco de Segunda, como o Simpatia É Quase Amor e o Suvaco de Cristo já desfilavam em outros dias, o que motivou a escolha.

Com apenas um ano a mais que o bloco, a designer Julia Maia, de 26 anos, conta que o que chama a atenção nele é a tradição e a irreverência: "Sou de Niterói, mas já é a quinta vez que venho nesse bloco. Voltei porque no ano passado foi muito divertido".

De peruca azul celeste e com cílios postiços, Julia se abanava para amenizar o calor na Rua Marquês, em frente ao Cobal do Humaitá, complexo gastronômico do bairro. A previsão do Climatempo para a segunda-feira eram temperaturas de até 36 Celsius (°C). Às 16h, quando o o bloco chegava à Rua Voluntários da Pátria, os termômetros do instituto marcavam 34 °C.

Os foliões do bloco tiveram mesmo que enfrentar mais calor neste ano porque o desfile aconteceu um pouco mais cedo. Antes marcado para as 16h, o Bloco de Segunda teve que sair às 15h porque sua bateria também esquenta o desfile da São Clemente, escola de samba que abre o desfile da segunda noite do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil