Advogado de Professor Luizinho deve alegar que seu cliente não recebeu dinheiro ilegal

14/08/2012 - 17h20

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O advogado Pierpaolo Bottini começa agora a sustentação oral em defesa do ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, conhecido como Professor Luizinho, na Ação Penal 470, em julgamento no Supremo Tribunal Federal. A defesa deve negar que o réu recebeu dinheiro ilegalmente e alegará que o assessor do ex-deputado buscou o dinheiro sozinho para quitar despesas eleitorais do PT em 2004.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o parlamentar recebeu do esquema de Marcos Valério, por intermédio do seu assessor José Nilson dos Santos, a quantia de R$ 20 mil.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirma que as provas colhidas confirmam três fatos relevantes: primeiro, o acusado pediu dinheiro a Delúbio Soares; segundo, Delúbio Soares, atendendo ao pedido do acusado, falou com Marcos Valério que disponibilizou os recursos; terceiro, o acusado mantinha contatos constantes com Marcos Valério, pessoais e por telefone.

Considerando que a atuação de Marcos Valério com os políticos tinha por finalidade a distribuição de dinheiro, não se pode entender esses contatos constantes senão com o objetivo de conseguir dinheiro, conforme entendimento do MPF.

A companheira do ministro do STF, Antonio Dias Toffoli, Roberta Rangel, foi advogada de professor Luizinho, mas deixou o caso. A situação causou polêmica em relação à participação de Dias Toffoli no julgamento do mensalão na Corte. O ministro, entretanto, não se considerou suspeito e continuou atuando na ação.


Edição: Lana Cristina