TRE do Rio de Janeiro define regra de transmissão do horário eleitoral gratuito nas emissoras de TV

14/08/2012 - 20h01

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, definiu hoje (14) as emissoras de televisão que irão transmitir a propaganda eleitoral gratuita nos sete municípios com maior colégio eleitoral no estado do Rio de Janeiro.

Pela definição caberá à Rede Globo a transmissão da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vereador na capital. A grade eleitoral de São Gonçalo, no Grande Rio, vai ser divulgada pela Rede Record, enquanto os candidatos de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vão se apresentar no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Já os eleitores de Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, acompanham o horário eleitoral gratuito na Rede Bandeirantes.

O TRE-RJ definiu, ainda, que a Rede TV transmite a propaganda eleitoral de Niterói; no Grande Rio, a CNT divulgará as candidaturas de São João de Meriti; e a TV Brasil ficará responsável pelo município de Belford Roxo.

O critério usado pelo TRE-RJ associou, de forma proporcional, a audiência oficial das emissoras ao eleitorado de cada município. O desembargador Luiz Zveiter comunicou ainda que a afiliada da Rede Record, em Campos dos Goytacazes, irá transmitir a propaganda dos candidatos a prefeito e vereador em Macaé, no norte fluminense; enquanto a propaganda eleitoral de Campos ficará sob a responsabilidade da Intertv, afiliada da Rede Globo no município.

O TRE-RJ também determinou que a propaganda eleitoral do município do Rio de Janeiro vai ser transmitida nos canais a cabo NGT, MTV e TV Câmara.

A decisão do TRE-RJ foi tomada em reunião que teve a presença de representantes dos partidos políticos e das emissoras de televisão, além dos juízes responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral.

Ainda esta semana, os juízes vão se reunir com as emissoras designadas em cada município, para esclarecer os detalhes técnicos. O horário eleitoral gratuito começa no dia 21 de agosto, com as candidaturas a vereador.

 

Edição: Aécio Amado