Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Foram registradas, no último boletim epidemiológico divulgado hoje (21) pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, mais duas mortes por dengue na capital fluminense na última semana. O total de mortes este ano chega a 19.
Apesar das duas mortes, os dados apontaram para uma grande redução no número de novos casos de dengue na última semana, entre os dias 13 e 19, quando foram verificados apenas 214 casos. Desde o início do ano, já foram registrados 76.140 confirmações da doença na cidade do Rio de Janeiro.
Um dos fatores que reduz a atividade do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, é a queda da temperatura com a proximidade do inverno, pois o inseto praticamente para sua reprodução quando os termômetros ficam abaixo de 26 graus Celsius.
A maior parte dos casos que ainda persistem é referente aos bairros de Bangu e Realengo, com 63 pessoas doentes na última semana; Madureira e adjacências, com 34 casos, e Grande Méier, com 33 casos.
O estado do Rio de Janeiro registrou, este ano, 90.921 casos, com 19 mortes confirmadas, segundo dados do Ministério da Saúde. É o estado brasileiro com a maior incidência da doença, seguido por Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393).
Edição: Fábio Massalli