Engenheiros e mestre de obra serão indiciados por acidente que matou três operários em Brasília

29/07/2011 - 13h03

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O delegado-chefe da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), Marcelo de Paula Araújo, informou hoje (29) que quatro pessoas serão indiciadas pela morte de três operários em um acidente no canteiro de obras do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Três engenheiros e o mestre de obras devem responder pelo crime de homicídio culposo com aumento de pena em razão da inobservância de regras técnicas de segurança.

A pena prevista para o crime varia de um a três anos de detenção, mas pode aumentar em um terço por conta da agravante. A conclusão preliminar do Instituto de Criminalística do Distrito Federal é a de que as condições de trabalho no local não eram seguras, uma vez que não foi observada a situação de estabilidade das paredes de escoramento.

De acordo com o delegado, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê a garantia da estabilidade das paredes de escoramento em todas as fases da obra, mas a maioria das 29 testemunhas ouvidas até o momento relatou falta de segurança no canteiro. O inquérito deverá ser concluído em 30 dias.

Os três operários morreram na última quinta-feira (21) após um deslizamento de terra em uma obra de ampliação do HUB, no campus da Universidade de Brasília (UnB). Os corpos do carpinteiro Raimundo José da Silva, do pedreiro Lorival Leite de Moraes e do servente Nelson Holanda da Silva foram encontrados sob uma camada de 6 metros de terra.

 

Edição: Lílian Beraldo//Matéria alterada às 17h51 do dia 7.5.2013 para ajuste de informação relativo ao pedido de indiciamento dos engenheiros e do mestre de obras