Esquema de segurança para a visita de Obama ao Rio vai mobilizar mais de 800 homens

17/03/2011 - 22h18

Paulo Virgilio

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 800 homens das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal farão a segurança do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante sua visita ao Rio de Janeiro no próximo fim de semana. Os detalhes do esquema de segurança foram apresentados no fim da tarde de hoje (17) pelo general Adriano Pereira Junior, que chefia o Comando Militar do Leste, com sede na capital fluminense.

De acordo com o general, o esquema inclui a participação de atiradores de elite do Destacamento Antiterror do Exército, que ficarão posicionados em prédios da Cinelândia, onde Obama fará um discurso no fim da manhã de domingo (20) e na Cidade de Deus, comunidade popular que será visitada pelo presidente americano. Quatro blindados do tipo Urutu serão usados para proteger, a partir de sábado (19), o hotel e os locais a serem percorridos por Obama e sua família. O esquema também contará com seis helicópteros.

A operação será comandada pelo general Fernando José Lavaquial Sardenberg, que em novembro do ano passado esteve à frente da operação do Exército de cerco ao Complexo do Alemão. Amanhã (18), a partir das 8 horas, um efetivo entre 50 e 100 homenss fará um ensaio geral do esquema de segurança montado para a visita do presidente norte-americano. Os testes serão nos próprios locais a serem visitados.

 

Edição: Aécio Amado