Espaço aéreo de Brasília e do Rio terá acesso restrito durante visita de Obama

17/03/2011 - 21h07

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou hoje (17) o esquema de segurança aérea montado em razão da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil. Serão realizadas ações de controle e defesa do espaço aéreo durante todo o período da passagem do líder pelo Brasil, de 19 a 21 de março.

Em Brasília, a zona de restrição aérea vai abranger uma área de 100 quilômetros quadrados, com permissão de sobrevoo no sábado (19) apenas para companhias aéreas. Os 35 quilômetros quadrados de espaço aéreo que incluem o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios, por onde passará a comitiva presidencial, terão controle ainda mais restrito, compondo área de exclusão aérea.

No Rio de Janeiro, a restrição aérea vai atingir uma área de 390 quilômetros quadrados, com início na noite de sábado e término na segunda-feira (21), quando o presidente norte-americano deixa o país.

De acordo com a FAB, caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano vão permanecer de prontidão para a defesa do espaço aéreo, além de aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea posicionadas em pontos estratégicos.

A Aeronáutica informou que desobediências às restrições impostas serão punidas de acordo com as normas de policiamento do espaço aéreo.

Edição: Lana Cristina