Orgânicos - Turismo de Gonçalves também cresce com mudança de modelo agrícola

28/12/2009 - 8h57

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O cultivo de alimentosorgânicos em Gonçalves, no sul de Minas Gerais, nãoimpulsiona apenas a agricultura local, mas também o turismo.Atraídas por frutas, verduras e legumes produzidos semagrotóxicos ou aditivos químicos, cerca de 500 pessoasvisitam todos os sábados a feira promovida pelos agricultoresdo município. Grande parte dosvisitantes sai da Grande São Paulo, a cerca de 200 quilômetrosde Gonçalves. Eles aproveitam para subir a Serra daMantiqueira e desfrutar das cachoeiras e outras atraçõesdo município mineiro. Dos morros, a vista é panorâmica.Dos vales, é possível apreciar a serra coberta devegetação.

“Muita gente que está aquivem de São Paulo para comprar. Passa o fim de semana e leva afeira para casa”, conta Carla Beschizza, sócia eadministradora da Orgânicos da Mantiqueira – empresaresponsável pela comercialização dos alimentosorgânicos produzidos na cidade.

Alguns visitantes gostam tanto dolugar que acabam indo morar em casas no meio do vale, que se avistamdo alto da estrada. Esse foi o caso da empresária FernandaKurebayashi, que há sete anos mudou-se de São Paulopara Gonçalves, cidade com cerca de 5 mil habitantes.

Ex-bancária, Fernanda gostouda qualidade de vida do município e começou a fazerplanos de viver no lugar. Ela conta que pesquisou sobre o que poderiafazer para viver na cidade e optou pela produção degeleias artesanais.

Atualmente, a loja de Fernanda vendegeleias exóticas para os estados do Amazonas e de SantaCatarina e exporta para a França e a Alemanha. Um dos produtosé a geleia de tamarillo, um tipo de tomate silvestre.Tudo é feito com açúcar orgânico e comfrutas colhidas na região e cultivadas sem defensivosagrícolas.

Fernanda acredita no potencialturístico das belezas da Serra da Mantiqueira combinado com oapelo ecológico e saudável da alimentaçãoorgânica. “O sonho de alguns proprietários eempresários de Gonçalves é transformar a cidadeem um polo orgânico.”

Em agosto, a empresáriaparticipou do 5º Inverno Orgânico, evento realizadoanualmente, com o objetivo de difundir a cultura da alimentaçãoorgânica, unindo a oferta de opções gastronômicas a apresentações musicais e oficinas de culinária.O festival é uma iniciativa da Orgânicos da Mantiqueiraapoiada por restaurantes e pousadas da região.

“O [alimento] orgânicoé um canal bom de turismo”, diz Carla Beschizza, que reclamada falta de apoio da prefeitura. Segundo ela, com essa ajuda seriapossível tornar o evento mais conhecido e atrair maisvisitantes “Na verdade, falta mão de obra, infraestrutura eapoio da prefeitura. Se a prefeitura apoiasse, dava para fazer umsuperevento.”

O prefeito Luiz Rosa da Silvaexplica, porém, que só não ajuda porque nãotem condições. “O município não temcondições de dar tudo o que o povo precisa”, admiteRosa, embora reconheça que o turismo já tem importantepapel na economia local. Nos últimos anos, o número depousadas mais do que dobrou, passando de 13 para 30.

O chef Ricardo Andradeconfirma a vocação turística do município.Sócio de um restaurante, ele diz que o turismo caminha a“passos largos” na cidade, apesar de ainda estar longe de ser umgrande polo de visitação. “É cedoainda, muita gente está pela primeira vez na cidade.”

Ele ressalta que Gonçalvesnão está pronta para o turismo de massa, comomunicípios próximos, entre os quais Campos do Jordão.“Acho que também que turismo de massa não seráo forte da cidade. Aqui o pessoal tem essa preocupaçãocom meio ambiente, qualidade de vida. Gonçalves acaba atraindoum público mais com esse perfil.”