Servidores federais farão paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira

29/09/2009 - 18h52

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Servidoresdo serviço público federal de pelo menos 25 estados vãoparar por 24 horas na próxima quinta-feira (1°) paracobrar a retomada de negociações salariais e ocumprimento de acordos firmados com o governo. Os servidoresargumentam que a proposta da Lei Orçamentária Anualenviada pelo Executivo ao Congresso Nacional não prevê nenhumnovo reajuste ao funcionalismo.

Entre asreivindicações, estão a aprovaçãode planos de carreiras, a revisão de tabelas salariais,o reajuste do auxílio alimentação e da assistênciaà saúde e a garantia de paridade entre servidores daativa, aposentados e pensionistas.

De acordocom a Confederação dos Trabalhadores no ServiçoPúblico Federal (Condsef), a paralisação foiaprovada por 24 estados e pelo Distrito Federal. Apenas Amazonas eAcre não participaram da assembleia. Os sindicatos locaisserão responsáveis pelas atividades de mobilizaçãodos servidores.

Em SãoPaulo, estão previstas assembleias e manifestaçõesem frente a prédios de órgãos como o InstitutoNacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes(Dnit), a Advogacia-Geral da União (AGU) e outros. Em Brasília,os servidores irão se concentrar na Esplanada dos Ministérios.

Alémda paralisação desta semana, a previsão éque os servidores voltem a interromper o trabalho nos dias 15 e 16 deoutubro e, novamente, no dia 22, em um ato público nacional emBrasília. De acordo com a Condsef, parte dos serviços serão mantidos durante a paralisação.