Lula: marco regulatório do pré-sal é novo Dia da Independência para o Brasil

31/08/2009 - 9h02

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Ináio Lula da Silva afirmou hoje (31) que oanúncio do marco regulatório do petróleoextraído da camada pré-sal representa “um novo Dia daIndependência para o Brasil”. Em seu programa semanal Cafécom o Presidente, ele destacou que a descoberta põe o paísentre os maiores produtores de petróleo do mundo. “Epetróleo de boa qualidade”, disse.

Depoisde dois anos da descoberta das reservas, Lula anuncia hoje quaisserão as regras para a exploração do petróleona área. Há mais de um ano, o governo discute um novo marco regulatório.

Parao presidente, é preciso “aproveitar” o momento para que aPetrobras se torne “ainda mais forte” e para que o Estadobrasileiro possa ser “dono” do petróleo. Ele voltou acomentar a criação de um fundo social constituídode recursos obtidos com a exploração do petróleona camada pré-sal.

“Umfundo que tem três vertentes básicas: cuidar daeducação, da ciência e da tecnologia e da pobrezaneste país. Não temos o direito de pegar o dinheiro quevamos ganhar com esse petróleo e torrar no Orçamento daUnião”. Para Lula, é preciso “classificarprioridades” para que o país se torne mais rico e maisdesenvolvido.

Opré-sal é uma área de cerca de 800 quilômetrosde extensão, que vai do litoral do Espírito Santo atéSanta Catarina. O petróleo está localizado abaixo dacamada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade.