Oposição pede que venezuelanos contrários à reforma boicotem possível vitória do sim

02/12/2007 - 22h05

Alex Rodrigues
Enviado especial
Caracas (Venezuela) - Dirigente do ComandoNacional da Resistência (CNR), Oscar Pérez disse hoje(2) que os cidadãos venezuelanos que votaram contra a reformaconstitucional, proposta pelo presidente Hugo Chávez, deverãoignorar as mudanças na constituição caso oprojeto seja aprovado nas urnas. O CNR, criado em novembro de 2005, éuma associação de organizações e decidadãos venezuelanos.Para Pérez,mesmo que o sim obtenha a maioria dos votos as alteraçõessão inconstitucionais. “Estamos obrigados [oposição]em primeiro lugar a vencer [o plebiscito] e em caso de umasuposta vitória do sim temos a obrigação dedesconhecer essa nova constituição apresentada porChávez pois ela atropela o atual texto.”Segundo Pérez,os lucros obtidos com a exportação do petróleopermitiu a Chávez implantar programas sociais, distribuirbenefícios e iludir os mais pobres. Apesar disso, osproblemas resultantes da falta de políticas estruturais têmlevado uma parcela crescente da população a sedesiludir com o governo.

“Aumentou acorrupção, o desemprego, existem cada vez mais criançaspedindo dinheiro no semáforo, o país é uma dasregiões mais inseguras de todo o continente. A cada meia horaum venezuelano é assassinado por bandidos”, afirmou.

Pérez aindacriticou Chávez por beneficiar a si mesmo e ao seu grupo, alémde priorizar seu projeto de expandir pelo mundo o que tem chamado de“revolução bolivariana” perseguindo aqueles que nãoo apóiam. “Hoje Cháveznão é uma ameaça apenas para a Venezuela, massim para todo o mundo”, garantiu Pérez.