Saiba mais sobre quem foi Zumbi dos Palmares

19/11/2006 - 17h04

Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Zumbi dos Palmares, cuja morte, em 20 de novembro de 1695,motiva a celebração, amanhã, em todo o país, do Dia da ConsciênciaNegra, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecidonúcleo de resistência negra à escravidão no país. Segundocronologia publicada na página da Secretaria Especial de Políticas dePromoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão ligado à Presidência daRepública, Palmares surgiu a partir da reunião de negros fugidos daescravidão nos engenhos de açúcar da Zona da Mata nordestina, em tornodo ano de 1600. Eles se estabeleceram na Serra da Barriga, onde hoje éo município de União dos Palmares (AL). Ali, devido às condições dedíficil acesso, puderam organizar-se em uma comunidade que, estima-se,chegou a reunir mais de 30 mil pessoasMuitos dosquilombolas eram índios e brancos pobres, como conta texto na página dainternet da Fundação Joaquim Nabuco, outro órgão federal, com sede emRecife. Nabuco foi expoente do movimento abolicionista. "A vida deZumbi, o rei do Quilombo dos Palmares, é pouco conhecida e envolta emmitos e discussões", alerta o texto - vários dos trechos abaixo,portanto, são objeto de polêmicas entre os historiadores.Aolongo do século 17, Palmares resistiu a investidas militares dosportugueses e de holandeses - que dominaram parte do Nordeste de 1630 a1654. Segundo o historiador Pedro Paulo Funari, no artigo "A Repúblicade Palmares e a Arqueologia da Serra da Barriga", em 1644, um ataqueholandês vitimou 100 pessoas e aprisionou 31, de um total de 6 mil queviviam no quilombo. Funari também afirma que o quilombo(termo derivado de língua da região de Angola) era chamado pelosportugueses de República dos Palmares, nos documentos da época, etermos como mocambo foram posteriormente utilizados no sentidopejorativo. O quilombo era composto por várias aldeias, de nomesafricanos, como Aqualtene, Dombrabanga, Zumbi e Andalaquituche,indígenas, como Subupira, ou Tabocas, e portugueses, como Amaro. Acapital era Macacos, termo de origem incerta (pode ser português oucorrutela do banto macoco).

Zumbi nasceu livre, em Palmares, provavelmente em 1655, e, segundo historiadores, seria descendente do povo imbamgala ou jaga, deAngola. Ainda na infância, durante uma das tentativas de destruição doquilombo, ele foi raptado por soldados portugueses e teria sido dado aopadre Antonio Melo, de Porto Calvo (hoje, em Alagoas), que o batizou deFrancisco e ensinou-lhe português e latim. Aos dez anostornou-o seu coroinha. Com 15 anos, Francisco foge,retorna a Palmares e adota o nome de Zumbi - termo de significadoincerto. O nome de Zumbi apareceu pela primeira vez em 1673, em relatosportugueses sobre a expedição chefiada por Jácome Bezerra, que foidesbaratada pelos quilombolas.

Aos 20 anos, Zumbi destacou-se na luta contra osmilitares comandados pelo português Manuel Lopes. Nesses combates,chegou a ser ferido com um tiro na perna. Em1678, o governador de Pernambuco, Pedro de Almeida, propõe a Palmaresanistia e liberdade a todos os quilombolas. Segundo o historiadorEdison Carneiro, autor do livro "O Quilombo dos Palmares", ao longo dosquase 100 anos de resistência dos palmarinos, foram inúmeras as ofertascomo essa. Ganga Zumba (possivelmente um título- nganga significa sacerdote, e nzumbi "possui conotações militares ereligiosas", segundo Funari), então líder de Palmares, concorda com atrégua, enquanto Zumbi é contra, por argumentar que o acordofavoreceria a continuidade do regime de escravidão praticado nosengenhos. Zumbi vence a disputa, é aclamado líder pelos que discordavamdo acordo e, aos 25 anos, torna-se líder do quilombo. Aolongo da vida, Zumbi teria tido pelo menos cinco filhos. Uma dasversões diz que ele teria se casado com uma branca, chamada Maria. Aolongo de seu reinado, Zumbi passou a comandar a resistência aosconstantes ataques portugueses.Em 1692, o bandeirantepaulista Domingo Jorge Velho, uma espécie de mercenário da época,comandou um ataque a Palmares e teve suas tropas arrasadas. O quilombofoi sitiado e só capitulou em 6 de fevereiro de 1694, quando osportugueses invadem o principal núcleo de resistência, a Aldeia doMacaco.Ferido, Zumbi foge. Baleado, ele teria caído deum desfiladeiro, o que deu origem à história de que teira se suicidadopara evitar a prisão. Resistiu na mata por mais de um ano, atacandoaldeias portuguesas. Em 20 de novembro do ano seguinte, depois de sertraído por um antigo companheiro, Antonio Soares, Zumbi é localizadopelas tropas portuguesas. Preso, Zumbi é morto,esquartejado, e sua cabeça é levada a Olinda para ser expostapublicamente. Entre outros objetivos, o de acabar com os boatos quecorriam entre os negros escravizados do litoral de que o líderquilombola era imortal.