Evento da CNBB termina com recomendação de apoio a comunicação alternativa contra "influência negativa" da mídia

19/11/2006 - 18h30

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os cerca de 230 participantes da 4ª Semana Social Brasileira, evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgaram hoje o documento final do evento. O texto recomenda aos movimentos sociais a valorização dos meios de comunicação alternativa, como forma de "diminuir a influência negativa dos grandes meios de comunicação" e como estratégia para "fortalecer uma comunicação eficaz e democrática entre os atores sociais populares".A declaração final dos participantes do evento também define uma agenda de campanhas e mobilizações para 2007. Entre as iniciativas consideradas consensuais estão a realização de diversas campanhas nacionais (pela auditoriacidadã da dívida e pela redução das tarifas de energia elétrica, entre outras) e de um plebiscito sobre a anulação da privatização da Vale do Rio Doce.O texto ainda destaca iniciativas prioritárias na articulação entre os movimentos sociais brasileiros. Dá apoio ao processo de formação da Assembléia Popular, além de outros fóruns e redes. As "juventudes urbanas", segundo o documento, precisam de especial atenção dos movimentos, com o incentivo a escolas de formação política.“Foram três anos de reflexão, de sonhar com um novoBrasil, sobretudo, preocupados em articular as forças sociais paraconstruir o país que sonhamos”, disse o coordenador do evento, dom Demétrio Valentine. “Com esse amadurecimento, a sociedade passa a searticular melhor, a exigir um país politicamente mais democrático,economicamente mais justo, socialmente solidário, ecologicamentesustentável e religiosamente ecumênico.”O documento aprovado pelos participantesda 4ª Semana Social Brasileira será encaminhado a entidades da Igreja Católica, movimentos sociaise autoridades de todo o país.