ELEIÇÕES 2006 – PRB confirma Alencar como vice e PCB apóia Heloísa Helena

26/06/2006 - 21h47

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) homologou hoje (26) a candidatura de José Alencar como vice-presidente na chapa de Luíz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. A confirmação aconteceu durante a Convenção Nacional do partido em Brasília.

O PRB foi reconhecido em setembro de 2005, um mês antes de começar o período de filiações válidas para disputa eleitoral de 2006. "O partido surgiu com um grande desafio de poder formar, em 30 dias, uma chapa que disputasse as eleições com chance de vencer a cláusula de barreiras", afirma o senador Marcelo Crivella (RJ), um dos fundadores do partido.. "Teremos candidatos para disputar, com certeza faremos mais de dez deputados federais do partido", acredita o senador.

Tanto o senador Marcelo Crivella quanto o vice-presidente José Alencar saíram do Partido Liberal (PL) e foram para o PRB. Com representação no Congresso, o partido conta com apenas um senador e dois deputados – José Divino e Vieira Reis.

Também aconteceu hoje (26) no Rio de Janeiro a Convenção Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que formaliza o apoio do partido à candidatura da senadora Heloísa Helena do PSOL à Presidência da República. Não há representantes do partido no Congresso Nacional. O PCB, que gerou o PPS, surgiu em 25 de março de 1922.

Já o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) realizou a sua convenção ontem (25), em São Paulo, e garantiu apoio informal ao partido dos Trabalhadores (PT). "A intenção é harmonizar com o PT nos estados e com os partidos da base aliada", disse o fundador e presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. A sigla foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de fevereiro de 1997, mas sua origem está no PTB de Getúlio Vargas. O PRTB não tem representantes no Congresso.

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) não vai lançar candidato à Presidência da República, tampouco vai fazer coligação com outros partidos políticos. A decisão foi tomada durante a Convenção Nacional do partido no sábado (24) em Goiânia (GO). Segundo o presidente nacional do PHS, Paulo Roberto Matos, na próxima semana haverá uma declaração de apoio informal do partido a algum candidato à Presidência.

O PHS foi registrado no dia 20 de março de 1997. Atualmente, não há representação no Congresso Nacional. O diretório nacional do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e o do Partido Trabalhista Nacional (PTN) informaram que não vão realizar convenções nacionais por não terem candidato à Presidência da República.