Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina hoje à tarde a Declaração de Chapultepec, um documento que visa difundir a importância da liberdade de expressão e de imprensa no mundo. A solenidade de assinatura ocorre às 16 horas, no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
Resultado de um encontro promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) há 12 anos, na Cidade do México, a carta de princípios estabelece dez pontos básicos para o desempenho eficiente da liberdade de informação nas democracias. Chapultepec é o nome do castelo mexicano onde foi realizada, no dia 11 de março de 1994, a conferência da SIP.
Ainda hoje à tarde, logo após a cerimônia, Lula se reúne com o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (17 horas), e com o ministro da Educação, Fernando Haddad (18 horas). De manhã, o primeiro compromisso da agenda presidencial é um encontro com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.