Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), assume amanhã (4) a Presidência da República. Ele vai ocupar o lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no período das 8 horas até às 18 horas – horário previsto para a chegada de Lula ao Brasil.
Lula viaja às 8 horas de amanhã para a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, segundo informa a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República. Ele tem reunião marcada com os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner. Os quatro presidentes deverão tratar de assuntos relacionados à segurança energética na América do Sul.
Nesta tarde, foi indicada a possibilidade de a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, assumir a presidência interina do país. De acordo com a Constituição, a presidência do STF é próxima na linha sucessória presidencial, depois do presidente da Câmara e do Senado. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), deve acompanhar Lula na Argentina.