Programa para área têxtil deve prosseguir capacitação de empresas à exportação

15/01/2006 - 8h26

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Neste ano, o programa Texbrasil, criado pela cadeia têxtil e de confecção no ano 2000, com apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) do governo federal, deve continuar trabalho de capacitação das empresas para o mercado internacional.

Segundo informou o diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, o objetivo é "reforçar as ações no aumento da exportação e da quantidade de empresas exportadoras brasileiras, com foco principal na confecção, desbravando novos mercados e explorando nichos onde o Brasil detém competitividade definida pelo estilo, pelo gosto e pela criatividade".

Isso ocorre, em especial, segundo Pimentel, na confecção voltada aos segmentos da moda praia, lingerie e fitness (ginástica). "O Texbrasil tem esse foco e já atende a cerca de 30% das empresas exportadoras da área."

De acordo com dados da ABIT, em 2005 foram gerados U$ 14 milhões em negócios nas 15 feiras internacionais realizadas com apoio da Apex Brasil. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Texbrasil coordenará a participação da moda brasileira em três eventos na Alemanha, previstos para os meses de janeiro e junho e o segundo semestre.

Fernando Pimentel mencionou, ainda, que a ABIT, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, está desenvolvendo um pré-projeto para o setor de confecção. Ele visa o apoio à estruturação principalmente das pequenas empresas, que representam 80% da indústria têxtil nacional.

O diretor da ABIT afirmou que o objetivo é dar às indústrias melhores condições de competição, financiamento, capacitação e inclusão digital, por exemplo.