Rio deve intensificar plano contra dengue durante o verão e o carnaval

15/01/2006 - 13h17

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Com o objetivo de afastar qualquer possibilidade de uma epidemia de dengue, como a que ocorreu em 2002, a prefeitura do município do Rio de Janeiro vai intensificar as ações de combate à dengue no verão deste ano, em toda a cidade, segundo informou a assessoria de imprensa do governo municipal.

Serão realizados mutirões comunitários, atividades nas praias, além de inspeções a quiosques da orla e pontos turísticos da cidade. Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde também fiscalizarão museus, teatros, cinemas e terminais rodoviários.

Será ampliado, também, o combate direto ao mosquito transmissor da doença, aedes aegypti, com a identificação e a eliminação de focos nas residências. Com a proximidade do carnaval, que ocorre no final de fevereiro, a prefeitura vai realizar, ainda vistorias nos barracões das escolas de samba e reforço no combate ao mosquito, inclusive, na Passarela do Samba e nas áreas próximas ao local.

No ano passado, segundo relatou a assessoria, foram realizadas quase 3 milhões de visitas de inspeção em residências e mais de mil atividades educativas, como palestras, oficinas, mobilizações, mutirões, ações em escolas e distribuição de mais de 800 mil informativos.

De acordo com a assessoria, a orientação dos técnicos é para que a população evite o acúmulo de água limpa em vasos de plantas, garrafas e pneus, além de caixas d'água e cisternas descobertas e outras situações que possam contribuir para a proliferação dos focos. E a vigilância deve ser constante.

A visita dos agentes de saúde pode ser solicitada através do Tele-Dengue, no telefone (21) 2575-0007.