Ministério quer saber qual o perfil dos beneficiados pelo Programa Agente Jovem

22/11/2004 - 17h02

Shaiana Campelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está organizando um levantamento do perfil dos beneficiários do Projeto Agente Jovem Desenvolvimento Social e Humano. Com os resultados do primeiro censo, o ministério pretende ampliar o trabalho feito nos 1.077 municípios que participam do programa.

O coordenador do projeto, José Eduardo Andrade, explica que o estudo pretende apontar o perfil do jovem atendido pelo programa, abordando gênero, escolaridade e informações sobre a família do adolescente. A pesquisa também vai analisar como está funcionando o projeto, qual o perfil do orientador social e o impacto do programa nos municípios. Depois disso, avalia Andrade, será possível discutir com os coordenadores estaduais e municipais o que deve ser melhorado e ampliado no programa.

O Agente Jovem existe há cinco anos e atende 56.763 jovens entre 15 e 17 anos. Os adolescentes fazem oficinas e são capacitados para serem agentes comunitários. "O programa garante a possibilidade do jovem sair da situação de vulnerabilidade, dando-lhes a oportunidade de desenvolver algumas habilidades para posteriormente ingressar no mercado de trabalho", afirma José Eduardo. Enquanto estiver no programa, o jovem recebe também uma bolsa mensal no valor de R$ 65 .

Os dados preliminares do levantamento serão discutidos no Seminário Nacional de Proteção Social Básica, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília. Mais informações sobre o Projeto Agente Jovem podem ser obtidas no site www.desenvolvimentosocial.gov.br ou pelo telefone (61) 226-8336.