Câmara deve retomar votações em plenário amanhã

22/11/2004 - 21h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados deve retomar amanhã a votação em plenário. Na ordem do dia constam 25 Medidas Provisórias e três projetos de lei que estão trancando a pauta de votações. A expectativa do presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), é que nesta terça e na quarta-feira será possível a retomar as votações. "Eu estou depositando todas as minhas esperanças para realizarmos as votações", disse.

De acordo com João Paulo, a própria opinião pública vai contribuir para mudar o cenário para que os deputados retomem as votações. "Está um clima ruim para a Câmara. Então não acredito que vai continuar assim", previu. Segundo ele, não há razão para as votações continuarem paradas. "Tudo que os partidos pediram, o governo está atendendo" .

Entre as 25 MPs que estão trancando a pauta, as consideradas mais polêmicas são a que deu "status" de ministro ao presidente do Banco Central e a que altera a legislação tributária federal, concedendo um abono (redutor) de R$ 100 no imposto de Renda de Pessoas Físicas, nos meses de agosto a dezembro deste ano, inclusive sobre o décimo terceiro salário.

A primeira MP a ser votada, de número 198, aumenta a pontuação que compõe a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA) para servidores do setor administrativo de diversos órgãos do Executivo. A MP trata também de outras questões relativas aos servidores.

A oposição mantém a disposição de continuar obstruindo as votações, assim como vem fazendo desde o inicio do período pré-eleitoral. Na semana passada, diversos partidos da base se juntaram à oposição para obstruir os trabalhos de votações.