Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reunirá 220 municípios

17/10/2004 - 11h12

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Ciência e a Tecnologia mais perto da população. Este é o objetivo principal da série de atividades previstas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá durante toda esta semana, a partir de amanhã (18). Ao todo, estão envolvidos na campanha 220 municípios dos 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro, 1700 atividades serão desenvolvidas por instituições de pesquisas públicas e privadas e universidades no período.

No Rio de Janeiro, segundo o professor, os interessados poderão visitar os centros de pesquisas da Petrobrás, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Observatório Nacional, a Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, da Universidade Federal do Rio (UFRJ). Nesses locais, os visitantes poderão ver como funcionam os laboratórios. Haverá ainda a exibição de vídeos e filmes sobre ciência e tecnologia em vários pontos do município do Rio e de cidades do interior do Estado.

A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio ocorrrá, às 10h, no Largo da Carioca. Um grande estande montado no local, com exposições de instituiçõs de pesquisas, colocará o visitante em contato com temas como DNA, radiação de alimentos e experiências de Física.

Na quarta-feira (20) e na sexta-feira (22) haverá uma viagem diferente em um trem da Central do Brasil. No trajeto entre a estação e o município de Nova Iguaçu os passageiros poderão receber informações e participar de atividades com paradas em três outras estações durante o percurso.
No domingo (24), uma exposição no Aterro do Flamengo marcará o encerramento da Semana. De acordo com informações de Ildeu de Castro, em todos os eventos as entradas serão gratuitas.
"A gente convida todas as pessoas interessadas. Jovens, escolares, idosos e os pais a levarem os filhos. Todas as pessoas estão convidadas a participarem das atividades. Não existe cobrança de qualquer espécie", afirma.

Embora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia termine no dia 24, o Ministério da Ciência e Tecnologia marcou uma atividade extra no dia 27 desse mês. Nesse data, haverá um eclipse total lunar que poderá ser visto em todo o País. O professor Ildeu de Castro lembra que a atividade está sendo chamada de Brasil Olhe para o Céu. "Nesse eclipse estamos convidando as pessoas que olhem para o céu como um ato simbólico de valorização da observação e também porque o eclipse lunar é um ótimo momento para observarmos esse fenômeno e de olhar para o nosso céu que é muito bonito", ressalta. Segundo o diretor, o eclipse começa às 22h30 e se estende até a uma hora manhã. No Rio de Janeiro haverá atividades organizadas pelo Planetário, no Arpoador, na zona sul da cidade e em Campo Grande, na Zona Oeste. "Aqui no Rio temos o Museu de Astronomia, o Observatório do Valongo, o Observatório Nacional e o Planetário. Em São Paulo, o Planetário e vários municípios do interior do País e capitais estão promovendo atividades de observação", informou Ildeu de Castro.