Sarney destaca ação conjunta dos três poderes no caso New York Times

14/05/2004 - 21h06

Brasília, 14/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), disse, na noite de hoje, que os três poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - agiram de forma conjunta no episódio envolvendo o jornalista Larry Rohter, do New York Times, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declaração divulgada por sua assessoria de imprensa, Sarney disse que o desfecho do caso, com o jornalista norte-americano se retratando das acusações de que Lula teria se envolvido com bebidas alcoólicas, foi uma prova de maturidade do país. Além disso, Sarney fez um alerta sobre os cuidados que se deve ter quanto à liberdade de imprensa.

É seguinte a íntegra da declaração de José Sarney:

"Todos devemos ficar satisfeitos com o desfecho. O episódio foi didático. Em primeiro lugar, ficou claro que é preciso tomar muito cuidado com os assuntos relacionados com a liberdade de imprensa. O presidente revelou sua justa indignação; o Executivo reagiu; o Legislativo pressionou; o Judiciário funcionou. E o país, no final, deu uma prova de maturidade".