São Paulo, 14/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou agora à noite, em São Paulo, a decisão do governo de suspender o cancelamento do visto temporário do jornalista norte-americano Larry Rhoter. Em petição encaminhada na tarde de hoje ao Ministério da Justiça pelo escritório Pinheiro Neto Advogados, o correspondente do The New York Times solicitou a reconsideração da determinação de cancelamento do visto.
No documento, Rother alega não ter tido intenção de ofender a honra do presidente Luiz Inácio da Lula, reafirma grande afeto pelo Brasil e grande respeito pelas instituições democráticas brasileiras e lamenta os constrangimentos causados em razão das repercussões e polêmicas posteriores à reportagem. A matéria assinada por Rohter e publicada no último domingo pelo The New York Times, insinuava envolvimento de Lula com bebidas alcoólicas.
Diante do pedido de reconsideração, Thomaz Bastos disse a Lula que "juridicamente era uma retratação consistente". Diante disto, o presidente resolveu dar o caso por encerado. Na próxima segunda-feira a decisão será oficializada por meio de despacho do ministro da Justiça.