Associação de Correspondentes diz que está feliz com pedido de desculpa de Larry Rohter

14/05/2004 - 21h11

Rio, 14/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O porta-voz da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Rio de Janeiro, Jens Glusing, disse que se sente feliz com o desfecho do episódio que envolveu o correspondente do New York Times, Larry Rohter, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estou feliz porque esse problema agora foi resolvido e espero que nunca mais se repita", disse o correspondente.

Embora tenha afirmado que não conhecia os termos da carta de retratação de Larry Rohter, o porta-voz acredita que o correspondente do jornal americano teve motivos para se desculpar. "Foi bom que ele escreveu isso. Se alguém se desculpa de alguma coisa deve ter motivos, mais eu não posso falar porque não conheço a carta dele".

O correspondente disse que a atitude do governo brasileiro "foi uma reação completamente exagerada que não deveria ter acontecido".

Para Jens Glusing a retratação e o cancelamento da suspensão do visto deveria ter sido tomada desde o começo. Apesar de considerar resolvida a questão, ele não afastou a preocupação dos profissionais estrangeiros. "Acho que o problema desse episódio está resolvido, mas fica uma certa preocupação entre os correspondentes pelo fato em que o governo tirou com tanta facilidade um visto de um correspondente. Isso também é fato. É uma experiência que deu para pensar e que não combina com um governo democrático", concluiu Jens Glusing.