Governo está otimista com leilão para construção de 1.781 km de linhas de transmissão

19/09/2003 - 21h58

Rio, 19/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A licitação, na próxima terça-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo, para a construção de 1.787 quilômetros de linhas de transmissão de energia está provocando grande interesse do mercado, na avaliação do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim. Ele informou que há quarenta e duas empresas qualificadas para participar, sendo oito estrangeiras. "É um sucesso total. Atraiu enormemente o investidor privado e estatal também", comemorou.

O diretor da Aneel, Isaac Pinto Averbuch, também classifica de boa a expectativa em torno do leilão. Para ele, o interesse das empresas estrangeiras, sete espanholas e uma italiana, é um sinal de confiança no Brasil. Ele acrescentou que o setor de transmissão não tem apresentado grandes dúvidas para os investidores. Averbuch afirmou que os últimos leilões de concessão de linhas de transmissão renderam investimentos equivalentes a R$ 5 bilhões, dinheiro que o governo deixou de gastar. A expectativa para o próximo, segundo o diretor, é que sejam investidos R$ 1,7 bilhão.

A participação no leilão, marcado para as 13 horas, deve ser confirmada pelas empresas pré-qualificadas até segunda-feira, com depósito das garantias financeiras previstas no edital de licitação, na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo. Os contratos de concessão serão assinados no dia 30 de dezembro.