Inaugurada em Brasília a Sala Funarte Cássia Eller

31/07/2003 - 0h30

Brasília, 30/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Sala Funarte Cássia Eller foi inaugurada esta noite, em homenagem à cantora, que começou a carreira se apresentando nos bares da cidade. O evento também contou com o lançamento da exposição de fotografias Cássia Eller: Pessoa e Mito, organizada pela soprano Janette Dornellas, amiga da artista.

Dornellas conheceu a cantora em 1984, quando eram alunas da Escola de Música de Brasília. Três anos depois, trabalharam juntas na montagem brasiliense da opereta My Fair Lady. Dona de um rico acervo fotográfico que retrata grande parte da carreira da artista em Brasília, Dornellas montou a exposição como uma forma de homenagear Cássia Eller, incluindo fotografias da família, de amigos e fãs. Essa iniciativa permitiu que a maior parte das fotos fosse inédita.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou que essa homenagem é o reconhecimento do talento de uma grande artista. Gil afirmou que admirava a militância cidadã da artista e que Eller era includente, pois sua obra conseguia unir gêneros distintos sem que isso causasse estranhamento ao ouvinte. O ministro afirmou que essa era sua grande peculiaridade: ela era situação e oposição ao mesmo tempo.

A mostra fotográfica sobre Cássia Eller vai ficar aberta ao público, no Complexo Cultural Funarte, até o dia 30 de Agosto. (Rafael Gasparotto)