Pai da linha de montagem automobilística nasceu há 140 anos

30/07/2003 - 13h09
Henry Ford ao lado do Modelo T

Brasília, 30/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Há 140 anos no dia de hoje nascia na pequena cidade de Springwells Township, em Michigan, nos Estados Unidos, Henry Ford, um dos homens que revolucionaram o século 20. Apaixonado por mecânica, aos 12 anos montou sua primeira oficina, onde construiu brinquedos com motores a vapor. Filho de imigrantes irlandeses, aos 16 anos deixou a cidade rural para trabalhar na emergente Detroit como aprendiz de mecânico.

Chegou a estudar relojoaria, mas acabou arrumando emprego na Westinghouse, onde ficou até 1881. Em 1888 se casou com Clara Bryant, e em 6 de novembro de 1893 nasceu seu filho único, Edsel. Na época, Ford trabalhava como engenheiro na Edison Illuminating. Nessa empresa de Thomas Edison conquistou a simpatia do descobridor da lâmpada elétrica e, em 1896, depois da jornada de trabalho, dava, todos os dias, os últimos reparos no seu quadriciclo, depois de ter ficado fascinado com a gasolina. Pronto, o carro não tinha como sair do cômodo em que foi montado. Ford então derrubou as paredes e pôs o veículo para rodar.

Para demonstrar suas habilidades, Ford, que tinha paixão pela velocidade, pilotava nos fins de semana seus primeiros protótipos, sonhando em produzi-los em série. Em 16 de junho de 1903, com onze sócios e capital de US$ 28 mil, abriu as portas da Ford Motor Company, hoje a segunda maior fabricante de carros depois da General Motors e a maior no ramo de caminhões.

O primeiro carro da empresa, o Modelo A, foi vendido para um médico de Chicago. Já em 1904, dentro de uma visão de estratégia global, Ford começou a exportar seus carros para a Grã-Bretanha. No mesmo ano, abriu uma fábrica no Canadá e de lá exportava para a Austrália. Em 1905 seus carros chegaram ao Japão e em 1907 ganharam as ruas da Índia, Espanha, Rússia, Áustria e França.

Com o Modelo T, que começou a ser produzido em 1908, Ford deu início a montagem de automóveis em grande série. Ficou tão empolgado que, três anos depois, decidiu abrir a primeira fábrica fora da América do Norte, na Inglaterra. Em 1912 começa a montar veículos na França e inicia exportações para a China e Argentina em 1913. No Brasil a montagem de seus veículos começou em 1919.