Banco Central cria Comitê de Estabilidade Financeira

18/05/2011 - 18h21

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diretoria do Banco Central (BC) instituiu hoje (18) o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), que será composto pelo presidente e pelos diretores do banco. Todos terão direito a voto. Os chefes de departamento do BC também participarão do novo fórum, mas sem direito a voto, a exemplo do que ocorre no Comitê de Política Monetária (Copom).

O Comef vai orientar a atuação do BC no Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec) e em outros fóruns similares, nacionais e internacionais, além de normatizar o relacionamento da autoridade monetária com outras entidades detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira.

De acordo com o BC, o Comef fará reuniões ordinárias com intervalos de 60 dias. Se for necessário, o colegiado pode se reunir antes desse período em caráter extraordinário, por decisão da diretoria.

Para o BC, o Comef ajudará na missão de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a manter um sistema financeiro sólido e eficiente.

Edição: Lana Cristina