Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A montadora japonesa Honda anunciou hoje (18) a demissão de 400 funcionários da fábrica localizada em Sumaré, interior paulista, o que representa 12% do efetivo da unidade. Segundo a empresa, o tsunami ocorrido no Japão em março afetou os fornecedores de componentes eletrônicos, itens que não puderam ser substituídos.
“A partir de junho, a empresa terá de reduzir em 50% sua produção de automóveis, de 600 para 300 unidades diárias. Com isso, a unidade de Sumaré, que atualmente opera em três turnos, passará a trabalhar em dois turnos, e esta situação acarretará a ociosidade de aproximadamente 1,2 mil colaboradores”, informou a nota divulgada pela fabricante.
De acordo com a Honda, a decisão foi tomada após se esgotarem as opções negociadas com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. A empresa afirmou ainda que “tão logo a situação se regularize, espera poder retomar seu ritmo normal de atividade”. Agora, a empresa estuda “alternativas para os demais funcionários que estarão ociosos no período de redução da produção”.
A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.
Edição: Rivadavia Severo