Produção de tambaqui em tanques-rede já começou em Rondônia

11/07/2005 - 23h11

Brasília - A primeira etapa do Projeto Tambaqui em Tanques-Rede começou a operar nos municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques, em Rondônia. O projeto, informa o Ministério da Integração Nacional, faz parte do programa Faixa de Fronteira, da Secretaria de Programas Regionais, e tem o objetivo de desenvolver a aqüicultura naquela região, aproveitando a vocação natural da população das duas cidades.

Segundo o secretário de Programas Regionais do ministério, Carlos Gadelha, nesta etapa estão em operação 24 tanques-rede de 18 metros cúbicos cada um e quatro de 50 metros cúbicos – metade deles em cada um dos dois municípios beneficiados. O projeto está empregando 75 famílias em Guajará Mirim e outras tantas em Costa Marques. A estimativa é de que, em 15 meses, a produção alcançará 27,6 mil toneladas de tambaqui, um dos peixes da Amazônia mais comercializados no país.

O Ministério da Integração Nacional informa ainda que está investindo R$ 450 mil nesta primeira etapa do programa, e o governo de Rondônia, parceiro na iniciativa, R$ 50 mil.