Da Telam
Brasília - Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Barack Obama, tratarão pessoalmente, pela primeira vez, das questões da Síria e do Irã durante a reunião de cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec, sigla em inglês), que começa no dia 7 de outubro em Bali, na Indonésia. Os dois líderes vão abordar o desenvolvimento de acordos e as perspectivas de trabalho conjunto sobre a resolução do conflito na Síria, disse assessor presidencial russo, Yuri Ushakov.
Os presidentes também vão discutir a destruição do arsenal químico sírio, ordenado pela recente resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), e a questão do Irã, país que Washington acusa de desenvolver armas nucleares. A cúpula da Apec será o primeiro encontro bilateral entre Obama e Putin depois que a Casa Branca cancelou uma reunião agendada em setembro, em São Petersburgo, na Rússia, por ocasião da reunião do G20.
A suspensão da participação de Obama na reunião se deu após Moscou conceder asilo ao ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, que vazou informações sigilosas sobre o país e é considerado fugitivo pela Justiça.
A cúpula do G20, que ocorreu depois que Barack Obama ameaçou intervir militarmente na Síria, se tornou um grande sucesso diplomático para Putin. O líder russo pressionou o presidente sírio Bashar Al Assad e propôs que ele colocasse as armas químicas do país sob controle internacional, iniciativa que suspendeu a intervenção militar e se tornou uma alternativa concreta para buscar uma solução pacífica para o conflito sírio.
Síria: Comissão do Parlamento Europeu pede reforço na ajuda aos refugiados
Síria: equipe que inspeciona armas químicas começa a trabalhar
Obama diz na ONU que sempre foi a favor da solução diplomática no caso da Síria
Presidente da Comissão Europeia felicita Putin por atuação da Rússia para solução do conflito sírio
ONU apela ao G20 para que diálogo se sobreponha à guerra na Síria