Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, vai ressarcir os cofres públicos pelo uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagem pessoal para assistir à final da Copa das Confederações, no último dia 30, no Rio de Janeiro.
Garibaldi comunicou a decisão ao Palácio do Planalto na noite de hoje (5) e disse que vai ressarcir o Erário para eliminar qualquer dúvida ou questionamento sobre o episódio. Informações sobre o valor e a data do ressarcimento serão detalhadas pelo Ministério da Previdência.
A viagem de Garibaldi ao Rio de Janeiro em avião da FAB foi noticiada em reportagem de hoje do jornal Folha da S.Paulo. Segundo a assessoria do ministro, ele usou o avião na sexta-feira (28) para ir a um compromisso oficial em Nova Morada (CE). Na volta, em vez de retornar a Brasília ou a Natal (RN) – onde mora – Garibaldi decidiu ir diretamente para o Rio de Janeiro. O ministro retornou a Brasília na segunda-feira (1°) em voo comercial, pago por ele, segundo nota divulgada mais cedo por sua assessoria.
O Artigo 4º do regulamento que dispõe sobre o transporte de autoridades, diz que uso de aviões da FAB é permitido para situações em que haja motivo de segurança, emergência médica, viagens de serviço e deslocamentos para o local de residência permanente. O decreto diz ainda que, “sempre que possível, a aeronave deverá ser compartilhada por mais de uma das autoridades”.
Denúncias de uso irregular de aviões da FAB envolvem também os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Calheiros usou o avião para ir ao casamento de Brenda Braga, filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), no dia 15 de junho em Trancoso, na Bahia. Henrique Eduardo Alves também viajou em avião da FAB para assistir à final da Copa das Confederações, acompanhado da noiva, parentes dela, enteados e um filho. Os dois parlamentares já anunciaram que vão ressarcir os custos aos cofres públicos.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
FAB diz que Renan e Henrique Alves alegaram que viagens seriam a serviço
Renan diz que vai devolver R$ 32 mil por uso de avião da FAB
Renan diz que usou avião da FAB para "cumprir compromisso como presidente do Senado"
Presidente da Câmara diz que reembolsará cofres públicos por viagem de amigos em avião da FAB