Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Coreia do Norte comemora hoje (11) o primeiro aniversário de Kim Jong-un, cuja idade é incerta - pode ser 30 anos ou 31 anos, como líder do Partido dos Trabalhadores. Para os sul-coreanos, as comemorações marcam também o começo da instalação de mísseis prontos para serem lançados. Em editorial do jornal oficial do partido, o presidente norte-coreano é elogiado.
“A eleição de Kim Jong-un, nosso companheiro, como primeiro-secretário, foi um grande evento político” e um ponto de mudança nos esforços para consolidar o partido e construir uma nação poderosa”, diz o texto do jornal Rodong Sinmun, publicado pelo partido único da Coreia do Norte.
A emissora estatal de televisão, a KCNTV, mostrou hoje um documentário de Kim Jong-un em vários eventos no último ano. Em uma das imagens, ele aparece observando com binónculo uma área que indica ser a fronteira com a Coreia do Sul. “A história nunca viu um dirigente socialista como ele”, diz o texto do editorial. “[Kim] o homem número 1 em convicção e vontade”, ressalta o jornal.
A edição online do diário mostra também uma imagem do líder norte-coreano saudando a população na Praça Kim Il-sung, no centro da capital norte-coreana.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Coreia do Norte ameaça novamente encerrar atividades em parque industrial
Coreia do Sul e Estados Unidos elevam nível de alerta em reação à Coreia do Norte
Coreia do Norte ameaça destruir o Japão
Fronteira entre Coreia do Norte e China é fechada a turistas
Coreia do Sul orienta sobre movimentações suspeitas, diz embaixador do Brasil