Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Secretaria de Estado de Educação de São Paulo irá contratar 1,1 mil cuidadores para atender a alunos com deficiência na rede estadual de ensino. A medida atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado hoje (18) com o Ministério Público. Os profissionais prestarão assistência a estudantes com limitações que impedem a independência e a autonomia em atividades relacionadas à alimentação, higiene ou administração constante de medicamentos.
Com as contratações, a rede de ensino passará a contar com com cerca 1,5 mil cuidadores que serão distribuídos segundo o mapeamento da secretaria. O secretario de Educação, Herman Voorwald, disse que se houver uma necessidade maior, mais admissões serão feitas. “A medida que nós formos detectando a necessidade, nós faremos as contratações. A intenção é que todas as crianças tenham a possibilidade de ter esse profissional”, declarou.
De acordo com o secretario, o TAC assinado hoje vinha sendo discutido há dois anos com o Ministério Público. Voorwald explicou que a medida faz parte de uma agenda de temas essenciais que estão sendo discutidos com o órgão. “Estamos discutindo com o Ministério Público, há dois anos, cinco itens que eu considero fundamentais para a educação: o cuidador, a questão do autista, transporte de crianças com deficiência, acessibilidade e libras”, disse relacionando os outros assuntos que ainda deverão ser tratados em outros acordos.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil