Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
Vaticano – O papa Francisco receberá amanhã (19) o anel do pescador, um dos principais símbolos do pontífice. Mas o anel que o papa usará não é de ouro, é de prata dourada. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não informou a razão de o anel não ser de ouro. O papa passará a usar o símbolo no dedo anelar da mão direita.
Há informações de que o modelo de anel usado pelos papas que antecederam Francisco era de ouro. Cada papa recebe um anel do pescador especialmente feito para ele. Na joia, há o nome do papa e o de São Pedro, além da imagem do santo com as chaves.
O anel do pescador tem esse nome também para simbolizar o chamado de Cristo para que o papa seja o “pescador de homens". É uma alusão a São Pedro, que era pescador e foi o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
O anel será colocado no anelar da mão direita do papa Francisco pelo decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano. O modelo do anel foi desenhado pelo artista italiano Enrico Manfrini e o secretário do papa Paulo VI, monsenhor Pasquale Macchi.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Missa de inauguração do novo papado reúne líderes de vários países e religiões
Brasão do papa Francisco faz homenagem a Jesus Cristo, Maria e José
Dilma elogia iniciativa do papa de dar atenção aos pobres e diz que espera compreensão às diferenças
Em mensagem pelo Twitter, papa Francisco pede orações aos fiéis
Papa Francisco recebe a presidenta da Argentina
Vinda do papa Francisco eleva previsão de público da Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões