Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Uma equipe de peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) desembarca amanhã (20) em Teerã, no Irã, onde fica por dois dias para examinar o programa nuclear iraniano. É a segunda etapa de uma série de conversas retomadas no período de 29 a 31 de janeiro deste ano. "A agência está empenhada em intensificar o diálogo. Continua a ser essencial para avançar nas questões substantivas", disse o diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano.
Porém, na ocasião, os peritos não chegaram a examinar as centrais nucleares do país, apenas se limitaram a conversar com as autoridades iranianas. As reuniões de amanhã e terça-feira (21) foram confirmadas pela Aiea.
O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas por parte da comunidade internacional, que desconfia que há produção de armas atômicas. No entanto, as autoridades do Irã negam a produção de armas e dizem que as acusações são políticas. Mas em decorrência das suspeitas o país está sob uma rigorosa série de sanções econômicas, financeiras e militares desde 2010.
No final do ano passado, vazou parte do relatório de peritos da Aiea, informando que havia indícios sobre a produção de armas no país. Essas reuniões que serão retomadas amanhã são para esclarecer as dúvidas envolvem o assunto. Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) apelou para que as autoridades iranianas cooperarem com a comunidade internacional.
Edição: Rivadavia Severo