Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Ministério Público (MP) instaurou hoje (29) inquérito civil para apurar as responsabilidades no acidente do bonde de Santa Teresa, que deixou cinco pessoas mortas e 57 feridas, no último sábado (27). A medida foi tomada pelo promotor de Justiça Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor.
“Nós vamos iniciar um processo de investigação para apurar responsabilidade de quem está operando o serviço de transporte do bonde. O que mais chamou atenção do MP é que foi noticiado não só este acidente, como outros na sequência. Sempre relatando problemas de freio e de conservação. Tudo parece indicar que está havendo uma falha.”
Andresano disse ainda que já existe ação do MP, iniciada ainda em 2008, pedindo a recuperação e reforma dos bondes de Santa Teresa. Segundo ele, o governo do estado perdeu a ação, mas teria entrado com recursos, protelando a decisão judicial.
“Já foi dado ganho de causa ao Ministério Público, mas se encontra pendente de recurso. Se for uma falha sistêmica, temos que buscar que se arquem com as responsabilidades, de modo a prestar um serviço adequado à população. Se ficar demonstrado que está havendo uma falta de conservação, o mínimo que se pode esperar é que se coloquem em circulação bondes em condições, para que mais tragédias não aconteçam.”
Edição: Aécio Amado
Secretário nega problemas de manutenção com bonde acidentado
Polícia Civil deve concluir em 30 dias inquérito sobre acidente com bonde no Rio de Janeiro
Falha no sistema de freios pode ser causa do acidente com bonde de Santa Teresa
Seis vítimas do acidente com bonde no Rio permanecem internadas
Bonde de Santa Teresa para de funcionar por tempo indeterminado no Rio