Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Polícia Civil deve concluir, em 30 dias, o inquérito aberto para investigar o acidente com o bonde que matou cinco pessoas e feriu mais de 50, no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. Segundo o delegado do bairro, Tarcísio Jansen, será preciso aguardar os laudos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) para determinar o motivo do descarrilamento do veículo.
O laudo da perícia policial deve ficar pronto entre 15 e 20 dias. Além disso, serão ouvidas testemunhas, sobreviventes do acidente e funcionários da empresa que administra o bonde de Santa Teresa, a Central Logística, durante o inquérito. Caso seja comprovada a culpa de alguém, seja da empresa, do condutor, ou de outra pessoa, o responsável poderá ser indiciado por homicídio e lesão corporal culposos (quando não há intenção).
“Acredito sinceramente que o laudo pericial vai ser conclusivo. Ele vai determinar a causa do acidente. Espero concluir esse inquérito de forma tranquila e apresentar ao Poder Judiciário todas as provas. Nada vai ser feito de forma precipitada”, disse o delegado.
O bonde de Santa Teresa é um tradicional veículo sobre trilhos carioca que liga a parte baixa do centro da cidade ao bairro, localizado no alto de um morro. Entre os usuários do bonde estão turistas.
Há quatro dias no Rio, a inglesa Michele Carvalho disse que chegou, junto com as três pessoas que viajam com ela, a tentar andar no bonde antes do acidente. Mas, segundo a turista, os quatro desistiram ao ver que o bonde estava muito cheio.
“É uma tragédia horrível. É muito triste para as pessoas daqui [de Santa Teresa] e para o Rio. Nós tentamos andar no bonde no nosso primeiro dia. Ficamos esperando, mas, quando ele chegou, estava muito lotado. Então, optamos por pegar um táxi”, disse.
O governo do Rio de Janeiro interrompeu, por tempo indeterminado, a circulação de bondes em Santa Teresa.
Edição: Juliana Andrade
Bonde de Santa Teresa para de funcionar por tempo indeterminado no Rio
Moradores acompanham em forma de protesto rebocamento do bonde que descarrilou em Santa Teresa
Falha no sistema de freios pode ser causa do acidente com bonde de Santa Teresa
Secretaria confirma cinco mortos no acidente com bonde de Santa Teresa