Norte-americana, mulher de chanceler brasileiro será cicerone de Michelle Obama

17/03/2011 - 6h31

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, será ciceroneada nos dois dias que passará em Brasília e no Rio de Janeiro pela conterrânea Tânia Cooper Patriota, mulher do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Norte-americana, Tânia é funcionária da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalhou recentemente na Colômbia e no Haiti.

No Brasil, Michelle e as filhas Malia, de 12 anos, e Sasha, de 9, terão agendas separadas da programação do presidente norte-americano, Barack Obama. Por questões de segurança, a Embaixada dos Estados Unidos evitou divulgar detalhes das atividades e passeios que elas farão tanto em Brasília quanto no Rio.

Porém, há confirmações que em Brasília a primeira-dama e as filhas assistirão a um espetáculo cultural e terão encontro com jovens estudantes brasileiros. Também há expectativa de visitas a uma escola pública e até ao zoológico, mas essas duas possibilidades não foram confirmadas por enquanto.

No Rio de Janeiro, Michelle, Malia e Sasha irão ao Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, na zona sul da cidade. Construído no século 19, o local é uma das áreas verdes mais bem preservadas do Rio, reunindo cerca de 6.500 espécies – algumas ameaçadas de extinção –, que estão em uma área de 54 hectares.

No Jardim Botânico há monumentos históricos, artísticos e arqueológicos, além de um centro de pesquisa, que inclui biblioteca especializada em botânica com mais de 30 mil volumes. Há ainda a previsão de passeios ao Cristo Redentor, a uma praia e à comunidade Cidade de Deus, na zona oeste.

Edição: Graça Adjuto//Em vista de nova informação divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos, foi feita uma correção na idade das filhas do casal Obama. As idades corretas de Malia e Sasha são, respectivamente, 12 e 9 anos