Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O comitê executivo que coordenará a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instalado hoje (17) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Formado por 12 ministérios, o grupo tem até junho para apresentar um documento prévio para regulamentar o PNRS.
Para ajudar nessa tarefa, 22 consultores do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) foram chamados para fazer um diagnóstico nacional de cada setor.
Segundo a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, grupos temáticos foram divididos para cuidar de cada área, como os setores de lâmpadas, óleos lubrificantes, pilhas e baterias, medicamentos vencidos e eletroeletrônicos. “Os grupos temáticos vão avaliar as propostas apresentadas pelos setores produtivos.”
O PNRS regulamentará a devolução de resíduos sólidos produzidos pela indústria, como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e embalagens de agrotóxicos.
Durante a reunião do comitê, a ministra Izabella destacou o sucesso da campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente. Em um ano e meio, a campanha evitou o uso de cerca de 5 bilhões de sacolas plásticas, o equivalente a 33% do consumo anual do país.
Edição: João Carlos Rodrigues