Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O tempo chuvoso atrapalhou a abertura do carnaval de rua de Brasília. O tradicional Grito de Carnaval do Café da Rua 8, no Plano Piloto, estava previsto para começar às 18h, mas a forte chuva impediu que os blocos iniciassem as festividades. O evento deve começar depois das 21h30, com um jantar para o Rei Momo brasiliense.
O Grito de Carnaval, que ocorre há 14 anos, é o ponto de encontro de blocos de rua da capital federal, como o Pacotão e o Teretetê. De acordo com a organizadora do evento, Eva Pimenta, o evento foi inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922. “O Oswald de Andrade lançou o grito. Ele disse: não fomos catequizados, fazemos é carnaval. Essa foi a nossa inspiração. Um povo sem cultura é exterminado”.
O evento contará com a presença de integrantes da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte, do Rei Momo Antônio Jorge Sales, da Rainha do Carnaval, Silvania Aparecida de Alencar e da Princesa, Veruska Saiza Pereira. “O mais importante do carnaval é a preservação da cultura, essa é a nossa maior festa”, disse Eva.
Tudo indica que a chuva não dará trégua para os foliões de Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Distrito Federal, em Mato Grosso e Goiás. Há um alerta para a ocorrência de elevados volumes de chuva em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o sol predomina entre nuvens. Na região Nordeste, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde. Na Região Sul, o sol predomina em toda a área. No Norte, o tempo fica instável durante todo o feriado, com ocorrência de pancadas de chuva.
Edição: Rivadavia Severo