Brasil e Argentina discutem cooperação para apurar violações de direitos humanos durante ditadura

28/02/2011 - 19h54

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil e a Argentina discutiram hoje (28) um acordo de cooperação para apurar violações de direitos humanos que tenham sido cometidas durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). O encontro entre a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, ocorreu durante a 16ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.

O Brasil tenta desde o ano passado aprovar o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade, que está em tramitação no Congresso Nacional desde maio de 2010. Ao assumir a Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário assumiu o compromisso de fazer o resgate histórico dos fatos ocorridos durante a ditadura militar.

Durante o encontro, os ministros conversaram ainda sobre a possibilidade de transferir para o Brasil os arquivos que tratam do desaparecimento, na Argentina, de 14 brasileiros. Timerman também expressou o desejo de desenvolver ações conjuntas de cooperação técnica na área de direitos humanos voltadas para países africanos.

Maria do Rosário e Timerman discutiram ainda a possibilidade dos dois países sul-americanos adotarem posições conjuntas no que diz respeito à política externa. Eles também expressaram o desejo de incluir o debate sobre a militarização das polícias da região na próxima Reunião de Altas Autoridades de Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (Raadh).

 

Edição: Aécio Amado