Nielmar de OLiveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) divulgou hoje (6) que as dívidas quitadas no comércio varejista da cidade cresceram em 7,4% em 2010. Foi o melhor resultado dos últimos cinco anos. Já a inadimplência caiu 0,8%, enquanto as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito aumentaram 9,1%.
As vendas do comércio varejista também cresceram no ano passado. Segundo o CDL-Rio, o aumento deve ser de 15% a 16%, em relação a 2009.
Para o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, os resultados confirmam o bom momento vivido pela economia brasileira. “Sem dúvida foi um ano muito bom para o comércio, o que reflete o bom momento do país do ponto de vista dos fundamentos macroeconômicos da economia brasileira”.
Gonçalves atribuiu o bom desempenho do comércio em 2010 ao aumento do poder aquisitivo da população, à queda no nível de desemprego e à expansão do crédito.
Em dezembro, os dados do CDL-Rio constataram também uma queda recorde na inadimplência do comércio: 2,7%. O resultado foi consequência do crescimento de 13,5% no número das dívidas quitadas em relação a dezembro de 2009.
Edição: Lana Cristina