Chuvas no Espírito Santo devem continuar e podem aumentar estragos nas cidades afetadas

27/12/2010 - 20h32

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As chuvas no Espírito Santo devem continuar amanhã (28) e quarta-feira (29), o que pode agravar a situação de cidades afetadas pelas águas no sul do estado. A previsão é do Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura (Seag).

Segundo a previsão, amanhã poderá chover forte nas regiões Sul, Grande Vitória e Nordeste do estado. Na quarta-feira (29), a previsão é de bastante chuva no período da tarde no Noroeste, principalmente nas cidades litorâneas, e no Nordeste do Espírito Santo.

Na madrugada de hoje (27), uma chuva forte na região gerou pontos de alagamento nos municípios de Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá (os mais afetados ), além de Laranja da Terra, Muqui e Mimoso do Sul. Até o momento, não há informação se houve mortes.

Itarana e Itaguaçu ficaram isolados porque o Rio Santa Joana, que passa pelos dois municípios, subiu cinco metros. Em Itaguaçu, desalojados e desabrigados foram encaminhados para abrigos provisórios. Um trecho da rodovia estadual ES-164 cedeu, três pontes foram destruídas, os sistemas de abastecimento de água e telecomunicações foram afetados e duas escolas estão alagadas.

Em Itarana, onde 7 mil pessoas foram afetadas pela chuva, 450 desalojados e 120 desabrigados foram levados ao salão paroquial. Em Santa Maria de Jetibá, quatro bairros foram inundados, inclusive o centro, e três casas foram soterradas. Uma ponte caiu.

Em Muqui, não há registro de desabrigados e desalojados, mas, com o nível acima do normal, o Rio Muqui afetou mil pessoas e deixou algumas casas em situação de risco. Em Laranja da Terra, dez casas foram inundadas e, em Mimoso do Sul, as águas já baixaram.

Edição: Lana Cristina